Deputado Romero Rodrigues defende revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Por Redação - Além do Fato em 08/02/2023 às 22:52:38

A construção dos canais de transposição do rio São Francisco, previa em sua condicionante principal uma revitalização do "Velho Chico". Quinze anos após o início das obras terem início, no entanto, os programas de revitalização acumulam sucessivos fracassos.

Em discurso no plenário da Câmara, o deputado federal Romero Rodrigues (PSC-PB) destacou a importância da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e de mais fiscalização nos eixos Norte e Leste da Transposição.

"É preciso discutir temas importantes, a exemplo da revitalização do Rio São Francisco e da fiscalização da transposição do seu eixo norte e do seu eixo leste. São assuntos, inclusive, que preocupam hoje mais de 25 Municípios paraibanos, em que o valor pago na contratação de carro-pipa não é, talvez, adequado, o que faz com que esses Municípios tenham dificuldade de fazer esse tipo de contratação, mesmo através do Exército Brasileiro, e terminam sofrendo, muitas vezes, com a falta de água", disse Romero.

O projeto de revitalização da bacia previa uma seria de medidas para recuperação de nascentes e recarga de aquíferos, além da contenção de erosões e a implantação de sistema de tratamento de efluentes caseiros.

O problema é que as obras não andaram, segundo especialistas ouvidos pelo Além do Fato, o rio segue cada vez mais poluído. A situação se agravou por causa do cancelamento, em 2020, do Plano Novo Chico, um programa de revitalização iniciado em 2016 e com término inicialmente previsto para 2023. No lugar do plano, um outro foi lançado, o Águas Brasileiras, que prevê investimento de empresas privadas, que ganham em troca de um selo de reconhecimento ambiental






Comunicar erro

Comentários