Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições 2022

Estudo da Folha de São Paulo indica que chance de virada de Pedro Cunha Lima é de apenas 16,9%

A fórmula foi desenvolvida pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, da FGV-SP


O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) tem 83,1% de chances de vitória no segundo turno das Eleições 2022, de acordo com estudo divulgado pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira (14). Já a chance de virada de Pedro Cunha Lima (PSDB) é de 16,9%. O estudo leva em conta o resultado do primeiro turno, quando João Azevêdo conquistou 39,7% dos votos contra 23,9% de Pedro Cunha Lima, o segundo colocado.

A fórmula foi desenvolvida pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. O modelo tem uma taxa de acerto elevada e foi deita para prever os resultados do segundo turno com base nos resultados do primeiro turno.

Os candidatos que venceram o primeiro turno, em regra, aparecem com mais chances de eleição, segundo o estudo. Porém, em alguns estados a vitória parece ser menos certa, como é o caso de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Em Pernambuco, por exemplo, a candidata Marília Arraes (SOLIDARIEDADE) tem 51,7% de chance de vitória. E a possibilidade de virada de Raquel Lyra (PSDB) é de 48,3%.

O estudo também aponta que Lula (PT) tem 76,7% de chances de ser eleito no segundo turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) possui 23,3% de chances de conquistar uma virada no resultado.

Os autores do modelo utilizam uma equação simples para chegar ao resultado levando em conta dois fatores: o percentual de votos válidos recebido pelo primeiro colocado e a distância para os votos recebidos pelo segundo colocado. Eles argumentam que existem bons motivos para o modelo funcionar, como a dificuldade em existir mudança de votos entre o líder e o segundo colocado na disputa. Além disso, os resultados do primeiro turno já teriam incorporado as especificidades da campanha, segundo os especialistas.

Pedro Cunha Lima João Azevêdo Governo da Paraíba Eleições

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!