Senado já tem assinaturas suficientes para abrir CPI das Pesquisas

A 27ª parlamentar a constar no documento foi Soraya Thronicke, presidenciável do União Brasil.

Por Redação - Além do Fato em 07/10/2022 às 15:40:21

A tentativa de investigar os institutos de pesquisas no Senado Federal, capitaneada por Marcos do Val (Podemos-ES), acaba de ultrapassar o mínimo de 27 assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Ao todo, já foram registradas 29 adesões, com previsão de novos apoios nas próximas horas.

A 27ª parlamentar a constar no documento foi Soraya Thronicke (União Brasil-MS), que concorreu à Presidência da República e registrou 0,5% dos votos válidos.

Do Val deve encaminhar o pedido a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta próxima quinta-feira (6). Caberá ao presidente da Casa definir se vai ou não instaurar o colegiado. O Conexão Política apurou que, caso Pacheco resista, há possibilidade de entrarem com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A lista de assinaturas conta com senadores que disputaram ou ainda disputam, no segundo turno, as eleições deste ano: a presidenciável Soraya Thronicke (União Brasil), Romário (PL), reeleito no Rio de Janeiro, e Marcos Rogério (PL), que concorre ao governo de Rondônia.

Comunicar erro

Comentários