Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tribunal de Contas

Tribunal de Contas constata elevado número de servidores "codificados" no governo João Azevêdo


As contas da gestão do governador do Estado, João Azevêdo (PSB), relacionadas a 2019, foram reprovadas pelo pleno doTribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). O caso foi julgado em sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (02), com relatoria do conselheiro André Carlo Torres Pontes. A sessão foi transmitida pela pelo canal do tribunal no YouTube.

Dentre as irregularidades apontadas, estão o pagamento a 89 mil codificados, que são pessoas sem vínculo com o governo, contratadas por CPF, na ordem de R$ 235 milhões, além do desrespeito do percentual mínimo com Saúde e Educação, e pagamento de "bolsa desempenho" via decreto.

No voto, Carlo Torres destacou que a Constituição indica que 25% das despesas devem ser com Educação e 12% com a Saúde. Com base em análise de auditoria, o estado, no exercício 2019, alcançou o percentual de 24,7% e 9,07%, respectivamente. Por causa disso foi imputada multa de R$ 5 mil ao gestor.

A decisão relativa às contas de João Azevêdo ainda cabe recurso. Esgotado esse prazo, as contas será encaminhada para análise da Assembleia Legislativa.

TCE-PB e Jornal da PB

TCE Tribunal de Contas André Calo Torres Governo da PB Paraíba João Azevêdo ALPB

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!