Aguinaldo Ribeiro, Hugo Motta, Efraim Filho e Wilson Santiago 'fogem' da sessão que analisou PEC do Voto Impresso

Por Redação - Além do Fato em 11/08/2021 às 21:52:11

A PEC do Voto Impresso foi derrubada na Câmara Federal pela maioria e imediatamente arquivada pelo presidente da Casa, Arthur Lira.

Alvo de muita polêmica, principalmente por causa da campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que queria adoção do novo sistema, o tema dominou o debate político dos últimos dias.

Em meio ao "fogo cruzado", quatro integrantes da bancada da Paraíba não participaram da polêmica votação. Foram eles: Aguinaldo Ribeiro, Hugo Motta, Efraim Filho e Wilson Santiago.

O QUE DIZEM OS CITADOS


Aguinaldo Ribeiro

Um delas foi a ausência do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressista), líder da Maioria no Congresso Nacional. Ele participou da sessão plenária somente após encerrada a votação e entrou para justificar seu posicionamento (sem voto) contrário à proposta.

Ao blog Conversa Política, o deputado disse que não conseguiu registrar o voto pelo sistema remoto. Mas já tinha se posicionado nas redes sociais e pediu a palavra, após a votação, justamente para deixar claro que não estava "fugindo" da votação.

O seu partido liberou a bancada, apesar de ter se alinhado com Bolsonaro, após a nomeação do senador Ciro Nogueira (Progressista) assumir cargo de chefia no governo.

"Desde que foi adotada, em 1996, a urna eletrônica já contabiliza 13 eleições gerais e municipais, além de um grande número de consultas populares e pleitos comunitários, sempre de forma bem-sucedida, sem comprovação de fraude", argumentou Aguinaldo.

Wilson Santiago

Outra ausência percebida foi a do deputado Wilson Santiago (PTB), que já havia acenado votar contrário à matéria. Em entrevista, ele admitiu que não votou porque estava viajando da Paraíba para Brasília, não chegando a tempo para ter seu voto computado. Ainda segundo ele, ao ser derrubada na comissão especial, semana passada, já havia uma conscientização geral no Congresso Nacional de que ela não seria aprovada, o que o tranquilizou.

Hugo Motta

O governista Hugo Motta (Republicanos) disse que o tema é assunto "vencido" e não explicou o motivo de não ter votado.

Efraim Filho

O deputado bolsonarista Efraim Filho (DEM), que não votou na sessão, ainda não se posicionou.

Comunicar erro

Comentários