Vereador Durval Ferreira presta contas de suas ações na Câmara Municipal de João Pessoa

Por Redação - Além do Fato em 08/07/2021 às 03:57:13

O vereador Durval Ferreira usou as redes sociais, para fazer uma prestação de contas do seu mandato desse primeiro semestre na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e também aproveitou a oportunidade para também fazer um balanço das ações realizadas durante sua trajetória política, como prefeito, secretário e no comando da Casa Napoleão Laureano. .

Na Câmara Municipal de João Pessoa há mais de 30 anos (oito mandatos consecutivos), Durval Ferreira, dedica sua atuação parlamentar em defesa de políticas públicas voltadas para a população mais carente, em vulnerabilidade social. Para se ter uma ideia da sua folha de serviços prestados, no setor cultural o parlamentar incentivou o resgate da história e da cultura com a criação do Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa; a participação no 5º Festival de Ates Visuais da Paraíba; e a aprovação do Projeto de Lei que estabelece que o Salão de Artes Plásticas, o SAMAP, fosse incluído no calendário turístico de João Pessoa, sendo realizado anualmente, a partir do dia 08 de maio, data em que se comemora o Dia do Artista Plástico.

Na área de segurança, Durval destaca uma lei de sua autoria, aprovada e em vigor, que obriga asa agências bancárias a instalarem painéis opacos entre os caixas e os clientes que ficam aguardando atendimento nesses estabelecimentos. A Lei também proíbe o uso de celular nesses ambientes. A medida, que teve uma repercussão na imprensa nacional, foi responsável por diminuiu a onda de assaltos na capital, garantindo maior segurança à população, em especial aos aposentados e idosos da cidade.

O vereador lembra que também apresentou propostas para o Meio Ambiente, sendo responsável por criar e transformar em lei a ação "Promoção da Política de Educação Ambiental" destinada ao desenvolvimento de educação ambiental para os alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo acesso à informação em linguagem adequada, através da distribuição de cartilhas didáticas e ilustrativas, realização de seminários nas escolas e intercâmbio de informações sobre o Meio Ambiente.

Durval destaca ainda que tem uma atuação efetiva nas comunidades da Capital ao conseguir centenas de obras junto aos prefeitos da Capital através da confecção, análise e aprovação de requerimentos e projetos de lei, ações que beneficiaram o povo de João Pessoa, como a construção de creches, escolas, postos médicos, postos policiais, praças, quadras de esportes, obras de calçamento, saneamento básico, iluminação pública, e ainda terrenos para a construção de igrejas evangélicas.

Como presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador fez uma retrospectiva de suas ações, dentre elas, a criação do Centro Cultural; Aumento salarial para o servidor em até 25%; Aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração; Realização do I Seminário do Poder Legislativo; Atualização do Regimento Interno da Câmara; Atualização da Lei Orgânica do Município; Aquisição de prédio na Rua das Trincheiras; Implantação da Escola Legislativa; Ampliação e dinamização da programação da TV Câmara; Capacitação dos servidores nas áreas de Redação Oficial e Processo Legislativo; Implantação do Ponto Biométrico; além da convocação e posse dos concursados.

Em seu mandato de vereador, ele destaca a construção da Creche El Shaday, em Jaguaribe; construção do Centro da Juventude no Alto do Mateus e Valentina I; calçamento em diversas ruas do Funcionários II e do Bairro do Esplanada, entre outros; construção da Escola Moema Tinoco, Funcionários II; construção da Praça Lauro Wanderley, Funcionários II; reforma do Mercado da Cidade, Funcionários I; a instalação de Posto de Policiamento, Alto do Mateus; construção de muro de arrimo no Alto do Mateus; construção da Quadra de Esportes, Alto do Mateus; reforma de postos médicos, Alto do Mateus e Grotão; e iluminação Pública em várias ruas da cidade.

Durval Ferreira lembra das emendas ao orçamento e apresentação de requerimentos por meio do Orçamento Democrático. Como secretário de Ciência e Tecnologia (SECITEC) da Prefeitura da Capital, o vereador foi responsável por realizar diversos cursos de formação, capacitando mais de 3.000 pessoas para o mercado de trabalho; estruturou o espaço Extremotec, que trabalhou para potencializar e ampliar as áreas de tecnologia da informação e economia criativa, atraindo mais de 100 novas empresas do setor para a capital paraibana; a implantação do Banco de Oportunidades – um espaço online que promove o contato entre as empresas do Extremotec e os alunos que concluíram os cursos na área de tecnologia oferecidos pela SECITEC; bem como a criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia, vinculado a SECITEC.

Comunicar erro

Comentários