Projeto do vereador Zezinho do Botafogo estabelece diretrizes para o uso da inteligência artificial no município de João Pessoa

Por Redação - Além do Fato em 23/06/2021 às 17:16:18

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa, um Projeto de Lei Ordinária (nº 524 de 2021), de autoria do vereador Zezinho do Botafogo (Cidadania), que estabelece estabelece diretrizes para o uso da inteligência artificial no âmbito município de João Pessoa.

"A adoção de sistemas baseados em Inteligência Artificial na indústria e na prestação de serviços é, hoje, uma realidade em todo o mundo. Essa nova tecnologia, não há dúvidas, pode trazer grandes ganhos de produtividade, além de melhorias na qualidade. Entretanto, apesar das vantagens que a Inteligência Artificial pode trazer, há também riscos associados à sua adoção. Por essa razão, não se pode, de modo inconsequente, adotar a Inteligência Artificial sem uma regulação mínima que traga as garantias necessárias para essa transição', justificou o vereador Zezinho.

De acordo com a justificativa, o Projeto de Lei tem como objetivo dirimir eventuais dúvidas acerca da responsabilidade por danos decorrentes de sistemas de inteligência artificial, o projeto define que a responsabilidade será, sempre, do supervisor humano do sistema. A proposição estabelece ainda diretrizes específicas para a atuação do Poder Público, entre as quais destaco a criação de políticas específicas para a proteção e para a qualificação dos trabalhadores. Com isso, pretende-se mitigar eventuais efeitos negativos dessa nova tecnologia.

Comunicar erro

Comentários