Deputado Wallber Virgolino defende o sistema de inclusão escolar com base na Análise do Comportamento

Por Redação - Além do Fato em 10/06/2021 às 00:43:16

A Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)aprovou, em sessão remota, o projeto de lei 2.306/2020, de autoria do deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota), que dispõe sobre a adoção pela rede estadual de ensino do sistema de inclusão escolar baseado na Análise do Comportamento Aplicada – ABA. O sistema será facultativo e extensivo a todos os alunos que necessitem, cabendo aos pais e ou responsáveis a sua aceitação ou não.

O sistema de inclusão escolar baseado na Análise do Comportamento Aplicada, tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte. Para isso, a intervenção é planejada e executada com cuidado ao abranger as atividades das crianças em todos os ambientes frequentados por ela, principalmente, aquele que passa a maior parte do tempo, a escola.

Antes da execução da intervenção, é realizada uma avaliação para identificar os pontos fortes e fracos da criança. Com base na avaliação, planos educacionais são criados, direcionados a dificuldades de aprendizagem, dificuldades emocionais, e dificuldades sociais e de comunicação. Os planos educacionais são particulares para cada criança, garantindo adequação às suas necessidades e preferências.

Participaram da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba, os deputados Anderson Monteiro, Chió e o presidente da comissão, Anísio Maia.

Comunicar erro

Comentários