Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde Pública

Governo Bolsonaro entrega equipamento de Ultrassonografia 4D de última geração para hospital da rede pública de saúde da Paraíba


Com objetivo de melhor diagnóstico das malformações fetais e de alterações patológicas em gestantes, o Governo Federal entrou um novo aparelho de ultrassonografia 3D/4D, que foi instalado no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, vinculado à Rede Ebserh (HULW-UFPB/Ebserh). Com a aquisição, o HULW passa a ser o único hospital da rede pública de saúde de João Pessoa a ofertar esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O aparelho, colocado em operação na última semana, está instalado no Serviço de Pré-natal de Alto Risco, localizado no ambulatório. Outro equipamento de ultrassonografia 4D, instalado na Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI), também vai atender demanda interna e externa. Estão sendo investidos mais de R$ 400 mil na instalação das duas máquinas, que vão beneficiar não apenas gestantes acompanhadas no hospital-escola e mulheres internadas que necessitem de avaliação na área de ginecologia e obstetrícia, mas também pacientes internados nas clínicas do HULW e acompanhados no Ambulatório.

De acordo com a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Renata Gadelha, o novo aparelho oferece melhor processamento das imagens intrauterinas, permitindo melhor qualidade na assistência a esse público. "A ultrassonografia 4D revela detalhes importantes sobre a anatomia fetal. Facilita a identificação de algumas doenças na gestação como malformações na coluna, face, cérebro e outros órgãos do feto", frisou.

Os exames têm imagens em alta definição, muito próximas da realidade, permitindo ao médico identificar com maior precisão malformações fetais e algumas patologias ginecológicas. "Com o diagnóstico mais preciso e detalhado, consegue-se planejar melhor a estratégia terapêutica, intervir precocemente e evitar intervenções desnecessárias", destacou a médica ultrassonografista Thaís Castro.

"O novo aparelho de ultrassonografia, além de apresentar o software mais moderno que os aparelhos atuais, o que se traduz em qualidade de imagem, traz também o modo 3D/4D. No modo 3D as imagens são analisadas em três dimensões (imagem, som e profundidade), mas são imagens estáticas. O modo 4D acrescenta uma dimensão ao modo 3D, o movimento, permitindo observarmos em tempo real, como vídeo. Esse modo ficou famoso entre as pacientes grávidas porque ele permite ver melhor o rostinho do bebê", explica Thaís.

Saúde Pública

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!