Incomodado com lentidão na compra de insumos, Secretário Fábio Rocha deixa comando da Saúde na gestão Cícero Lucena

Por Redação - Além do Fato em 16/12/2021 às 21:01:34

Incomodado com morosidade na compra de insumos para abastecer as unidades básicas de saúde da capital, secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, deixou o cargo.

Sem experiência anterior na gestão pública, Fábio Rocha assumiu o comando na Saúde da capital no início da gestão de Cícero Lucena, em janeiro desde ano. Antes atuou na equipe de transição do governo. Atravessou a pandemia da Covid-19, em especial a condução do início da vacinação, envolta em polêmicas com órgãos de controle, informações desencontradas e incertezas.

Na carta encaminhada à imprensa, Fábio Rocha diz que o começo da gestão foi difícil devido à herança recebida da gestão anterior. Aproveitou e fez uma prestação de contas à frente da Pasta.

Confira a carta:

"Há cerca de um ano, recebi do Prefeito Cícero Lucena o honroso convite para ocupar o cargo de Secretário de Saúde de João Pessoa. Depois de muitas ponderações, aceitei o desafio e, consciente das inúmeras dificuldades que iria enfrentar, busquei a formação de uma equipe, capaz de comigo partilhar o caminho da empreitada iniciada com a missão primordial de cuidar das pessoas.

O começo da gestão não foi fácil. A herança recebida, completa em entraves alinhados a um contexto de desorganização, e o delicado momento de um ápice da pandemia do Covid 19 exigiam imediatas providências que fizessem frente à turbulência vivenciada em todos quadrantes da gestão.

O contexto da Pandemia do Covid 19 exigiu foco e prioridades quase absolutos. Dotar a rede de atendimento ambulatorial e hospitalar das condições de enfrentamento à crescente multiplicação de casos do Covid 19 foi a imediata diretriz. Nesse rumo, além de uma série de providencias, a ampliação dos leitos da rede hospitalar deu margem ao cumprimento da urgência.

Aos 36 leitos existentes na rede hospitalar do município foram adicionados mais 160 leitos. O Cenário de enfrentamento da pandemia exigia decisões precisas, rápidas e consubstanciadas por premissas cientificas. Neste sentido, cumpriu papel fundamental o Comitê Municipal de Combate ao Covid 19. Noutra ponta, cabe ressaltar as atividades da Vigilância Sanitária, no esforço cotidiano para acompanhar o cumprimento das medidas de restrição.

Em um processo que foi iniciado ainda nos primórdios da gestão, a implementação do Programa Municipal de Imunização deu celeridade à vacinação, como uma vertente de grande vulto no combate à Pandemia. João Pessoa caminhou célere e, hoje, figura como uma das principais capitais do Brasil onde a vacinação alcançou números e percentuais expressivos. João Pessoa ultrapassa os 90 % da população adulta totalmente vacinada.

Todo esse conjunto de diretrizes e medidas efetivas contribuiu para que os indicadores de casos de covid 19 – infectados, internações, mortes – diminuíssem, tornando possível a ampliação do foco da gestão para maior dinamização de uma série de caminhos percorridos.

Comunicar erro

Comentários