Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde Pública

CRISE HÍDRICA NO BREJO: Falta de ações do Governador João Azevêdo deixa aproximadamente 115 mil paraibanos sem água nas torneiras por tempo indeterminado


Grande parte dos açudes que abastece os municípios do Brejo paraibano se encontra abaixo dos 5% da capacidade ou até mesmo totalmente sem água, como é o caso dos reservatórios de Covão, em Areial; de Emídio, em Montadas, e de Manguape em São Sebastião de Lagoa de Roça. Outros açudes como Canafístola II, em Borborema, encontra-se com apenas 1,68% de capacidade; Chupadouro II, em Serra Redonda, com 0,66%; Nova Camará, em Alagoa Grande, com 0,32%; Pirpirituba com 3,82%; Suspiro, em Serra da Raiz, com 4,45%; Vaca Brava, em Areia, com 0,28%, e Jandaia, em Bananeiras, com pouco mais de 5%.

O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, confirmou, que decretou Estado de Calamidade Pública diante da maior crise de falta de recursos hídricos na cidade com a interrupção do fornecimento de água pela Cagepa.

"Estamos adotando várias medidas paliativas e buscando outras mais consistentes, como é a construção de nova barragem com o Governo do Estado, mas em face da gravidade estamos decretando Estado se Calamidade e anunciando perfuração de 16 novos poços para a urgência no fornecimento de água", declarou o prefeito.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou a suspensão do abastecimento regular de água em Bananeiras no dia 6 de setembro. À época, a companhia afirmou que a barragem de Canafístula, reservatório que abastece a cidade, secou e não havia mais possibilidade de captar água para distribuição.

Ainda em nota, a Cagepa informou que o faturamento do serviço de entrega de água encanada será suspenso a partir deste mês de setembro. A companhia acrescentou que a população pode tirar dúvidas pelo telefone 115 ou no site cagepa.pb.gov.br.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!