Prefeitura de João Pessoa inicia imunização de pessoas com comorbidades acima de 57 anos e grupos especiais com 18+

Por Redação - Além do Fato em 08/04/2021 às 22:08:25

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando no plano de imunização contra a Covid-19 e realiza, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), a aplicação do imunizante nas pessoas a partir dos 57 anos de idade com comorbidades e profissionais de saúde da mesma faixa etária. As comorbidades atendidas serão do tipo diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).

O esquema de vacinação montado para estes dois dias também irá vacinar pessoas de grupo especial - acima de 18 anos - que já fizeram transplante (exceto córnea), seja paciente de hemodiálise ou possua anemia falciforme.

A vacina vai estar disponível em 27 postos de imunização instalados em 23 ginásios de escolas e em quatro no modelo drive thru: no Espaço Cultural, Igreja universal, Santuário Mãe Rainha e Mangabeira Shopping. O atendimento será no horário de 8h às 12h nos ginásios e nos drives de 9h às 15h.

Pessoas com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro do Autismo acima de 18 anos; e aqueles da faixa etária acima de 60 anos também poderão se vacinar nestes dois dias em qualquer dos postos disponíveis.


Agendamento - Para ter acesso à vacina, as pessoas desses grupos de risco devem realizar o agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa e, no momento da imunização, deixar um documento que comprove a condição de prioridade: laudo médico, exames ou receitas de medicação.


Documentação - A documentação que comprovará a comorbidade do paciente ou o exercício profissional ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. O grupo de pessoas com TEA ou Down também deve levar laudo médico. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário, apenas, apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid.

"É importante que as pessoas que se enquadram nesses grupos de risco já providenciem o documento que comprove sua comorbidade e fique atenta ao calendário divulgado pela Prefeitura para saber em qual momento poderão ser vacinados", alertou Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.


Segunda dose – Quem já puder tomar a dose de reforço do imunizante deve agendar o atendimento através do aplicativo Vacina João Pessoa, para ser atendido em um dos 27 postos de vacinação. No local, devem portar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação com a primeira dose.


Transporte gratuito – As pessoas que precisam se deslocar de um bairro a outro para se vacinar podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.


Diagnóstico - No Centro de Testagem para Covid-19, instalado na Paróquia São José Operário, no bairro de Cruz das Armas, foram realizados 257 atendimentos nesta quinta-feira (8). Desse total, foram feitos 148 testes SWAB e 109 testes rápidos, com 22 resultados positivos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h e atende aos moradores da Capital que estejam com sintomas gripais.

Comunicar erro

Comentários