Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Legislativo

Lei de autoria do vereador Marmuthe proíbe Escolas privadas de João Pessoa de recusarem matrícula de alunos com deficiência


Neste período de matrículas escolares para o próximo ano letivo os pais de alunos precisam estar mais atentos aos seus direitos. Em João Pessoa, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) destaca a importância da Lei Municipal 13.243/2016, de sua autoria, que dispõe sobre a impossibilidade de recusa da matrícula de aluno com deficiência em todos os estabelecimentos de ensino da rede privada da Capital, garantindo também a instalação de cadeira escolar adaptada.

Segundo a norma, nenhum estabelecimento da rede privada de ensino pode se negar a matricular um aluno em razão de sua deficiência. A Lei 13.243/2016 prevê ainda a proibição de qualquer cobrança de valor adicional do aluno com deficiência. Além disso, determina que todas as espécies de estabelecimentos de ensino privado manterão a quantidade necessária de cadeiras escolares para os estudantes com deficiência, conforme a necessidade de cada um.

"Disponibilizar cadeiras escolares adaptadas e adequadas à deficiência em todos os tipos de estabelecimentos de ensino da rede privada, tais como: escolas, cursinhos, faculdades, universidades, etc., nada mais é do que cumprir preceitos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que busca implementar um sistema educacional inclusivo e, principalmente, isonômico, na medida em que esta ação vai individualizar a necessidade de cada pessoa, favorecer o seu acesso ao ensino, sua permanência e sua participação na aprendizagem com condições dignas", explicou Marmuthe.

A Lei Municipal 13.243/2016 busca garantir a inclusão dos alunos com deficiência e combater qualquer tipo de preconceito contra eles. Inclusive, os pais que tiverem negada a matrícula do filho têm direito de receber um documento por escrito do estabelecimento de ensino, com a indicação do motivo da recusa. E os estabelecimentos que não adquirirem as cadeiras escolares conforme as deficiências dos alunos matriculados, receberão advertência por escrito e poderão ser multados.

"Há mais de 40 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que "toda pessoa tem direito à Educação". Um direito ratificado pela Constituição Brasileira de 1988, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Da mesma forma, as crianças também possuem o direito a brincar, praticar esportes e se divertir. E com esta Lei Municipal buscamos promover a inclusão social nas escolas e a igualdade de condições para o aprendizado dos estudantes com deficiência, visando um futuro melhor para todos", concluiu Marmuthe.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!