O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) medidas para reduzir o preço dos alimentos, incluindo a eliminação das tarifas de importação para produtos como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva. Alckmin afirmou que as medidas entrarão em vigor "em poucos dias" e destacou que o governo está "abrindo mão de impostos em favor da redução de preços".
As decisões foram tomadas após reuniões realizadas ao longo do dia entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e empresários do setor de alimentos e abastecimento no Palácio do Planalto. A inflação dos alimentos é uma das principais preocupações do governo Lula, devido ao seu impacto direto na percepção da população sobre a gestão.
Confira as novas tarifas de importação anunciadas por Alckmin:
Carne: Tarifa atual de 10,8% reduzida para 0%.
Café: Tarifa atual de 9% reduzida para 0%.
Açúcar: Tarifa atual de 14% reduzida para 0%.
Milho: Tarifa atual de 7,2% reduzida para 0%.
Azeite de oliva: Tarifa atual de 9% reduzida para 0%.
Óleo de girassol: Tarifa atual de até 9% reduzida para 0%.
Sardinha: Tarifa atual de 32% reduzida para 0%.
Biscoitos: Tarifa atual de 16,2% reduzida para 0%.
Massas alimentícias (macarrão): Tarifa atual de 14,4% reduzida para 0%.
As medidas visam aumentar a oferta de produtos no mercado interno e, consequentemente, reduzir os preços para o consumidor final, aliviando a pressão da inflação sobre os alimentos.