O governador da Paraíba, João Azevêdo, esteve em Brasília nesta segunda-feira (25) para uma audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), onde se reuniu com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra. O objetivo do encontro foi buscar uma solução imediata para garantir o abastecimento de água por meio de carro-pipa em 70 municípios da Paraíba, que atualmente enfrentam a suspensão do serviço.
Apesar de a reunião ter confirmado a retomada da operação "o mais breve possível", não foi definido um prazo para que os serviços sejam restabelecidos. Durante a audiência, o governador recebeu a garantia de que o problema não é de natureza financeira, mas orçamentária, e que o Ministério está empenhado em resolver a situação. "Foi-nos passado que não se tratava de uma situação financeira, mas orçamentária. O Ministério está com toda sua energia possível nessa pauta para que os serviços sejam liberados", afirmou João Azevêdo.
O governador destacou que, em breve, a questão será equacionada, trazendo tranquilidade para as 70 cidades que estão sendo afetadas pela falta de água. João Azevêdo também fez um contato telefônico com o ministro Waldez Goes, que confirmou que o governo federal está envidando esforços para garantir a continuidade do serviço de carro-pipa na Paraíba.
O secretário Giuseppe Serra, por sua vez, assegurou que o governo federal já está trabalhando para retomar a operação, mas não estabeleceu um prazo específico. "Em nome do ministro Waldez, agradecemos a visita do governador e, não só o Ministério da Integração, mas todo o governo federal está empenhado para manter o bom funcionamento do carro-pipa", afirmou.
A suspensão da operação, causada por falhas no planejamento dos ministérios do governo federal, deixou mais de 275 mil paraibanos sem acesso à água potável. A situação gerou grande preocupação e revolta nas comunidades afetadas, que aguardam uma solução urgente para o problema.