Santa Rita, Paraíba – O prefeito Emerson Panta (PP) criação uma nova estrutura administrativa para garantir a segurança pessoal dele, de sua família e de outros entes políticos locais. O Projeto de Lei Complementar, autoriza a instituição da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI), que será financiada com recursos públicos.
A nova Coordenadoria tem como objetivo "realizar a proteção pessoal do prefeito e vice-prefeito do Município de Santa Rita/PB, seus familiares, secretários municipais de Santa Rita/PB e autoridades públicas municipais determinadas pelo chefe do Poder Executivo Municipal", conforme descrito no documento.
A Coordenadoria de Segurança Institucional será composta por 16 cargos comissionados. Estes cargos incluem:
O custo total para os cofres públicos de Santa Rita será de R$ 40.500,00 por mês, destinados ao pagamento dos salários desses novos cargos.
A criação da Coordenadoria de Segurança Institucional já gera debates acalorados entre os moradores de Santa Rita e os vereadores da cidade. Muitos questionam a necessidade e a prioridade do uso de recursos públicos para a segurança pessoal dos políticos, especialmente em um momento de desafios econômicos e sociais enfrentados pelo município.
A decisão do prefeito levanta questionamentos sobre o uso de verbas públicas em um município onde muitos ainda enfrentam problemas básicos de infraestrutura e serviços. Grupos de oposição e ativistas locais pedem maior transparência e uma revisão das prioridades de gastos públicos.