Audiência na Câmara debate tratamento do câncer de mama no SUS

Lúcio Bernardo Jr.

Por Redação - Além do Fato em 23/05/2024 às 07:42:03
Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília A mamografia é um dos exames usados para detectar câncer de mama

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (23) o tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 9h30, a pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão registrados cerca de 74 mil casos de câncer de mama por ano até 2025. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente no País.

A efetividade do tratamento depende crucialmente do diagnóstico precoce e do imediato início da terapia. Por isso, "é crucial que as iniciativas de rastreamento sejam implementadas com eficácia, visando reduzir a mortalidade ao identificar os tumores em fases iniciais e, assim, aprimorar as chances de recuperação e cura", afirma Flávia Morais.

A deputada quer ouvir gestores públicos, médicos e representantes de associações oncológicas para elaborar estratégias conjuntas, "considerando as implicações orçamentárias, os fatores técnicos e o cenário das políticas públicas direcionadas à oncologia".

 

 

Comunicar erro

Comentários