Uma análise minuciosa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou um aumento significativo de 556% no número de servidores temporários na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Atualmente, a secretaria é comandante pela ex-deputada Pollyanna Dutra.
Esse levantamento abrangeu o período compreendido entre janeiro de 2016 e junho de 2023, evidenciando a preocupação da Corte de Contas em relação à necessidade de observância das leis pertinentes às contratações temporárias.
O relatório da auditoria foi apresentado ao Pleno do TCE pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que utilizou gráficos e planilhas para detalhar diversos questionamentos. Catão enfatizou a importância de regular e padronizar os procedimentos a serem adotados pelos órgãos sob a jurisdição do Tribunal.
Nesse contexto, o conselheiro propôs a criação de uma Resolução para orientar as contratações temporárias a partir de 2024. O presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, garantiu que essa proposta será submetida à avaliação do Conselho.