Ministro do TSE que cassou Deltan Dallagnol e foi alvo de delação na Lava Jato é condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Benedito recebeu a Medalha de Alta Distinção da Justiça Eleitoral paraibana - "Desembargador Flodoardo Lima da Silveira"

Por Redação - Além do Fato em 03/06/2023 às 04:29:22

Nesta sexta-feira (2), o ministro corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, recebeu a Medalha de Alta Distinção da Justiça Eleitoral paraibana, "Desembargador Flodoardo Lima da Silveira". A comenda foi proposta pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do TRE-PB, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube.

Benedito Gonçalves, que recentemente foi relator do pedido de cassação do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no Tribunal Superior Eleitoral, teve seu trabalho reconhecido pelo TRE-PB com essa importante condecoração. No entanto, o ministro também é conhecido por seu envolvimento em um escândalo relacionado à Operação Lava Jato.

Em razão de sua proximidade com Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, empresa envolvida em casos de corrupção, Benedito Gonçalves foi citado em uma delação durante as investigações da Lava Jato. As acusações, nunca comprovadas, levantaram questionamentos sobre sua conduta e imparcialidade em relação a processos envolvendo políticos e empresas investigadas.

A concessão da medalha de alta distinção ao ministro corregedor-geral do TSE gerou controvérsias e levantou debates sobre a adequação e critérios utilizados na escolha dos homenageados. Alguns questionam se a condecoração não poderia comprometer a reputação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, considerando as polêmicas envolvendo Benedito Gonçalves.

O evento de entrega da medalha foi acompanhado por autoridades do judiciário paraibano, advogados, representantes de entidades da sociedade civil e membros do TRE-PB. Durante a solenidade, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão destacou os méritos do ministro Benedito Gonçalves em sua atuação no TSE, enfatizando sua contribuição para o aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro.

Apesar das críticas e das controvérsias que cercam sua trajetória, o ministro Benedito Gonçalves recebeu a medalha com gratidão e afirmou que continuará trabalhando com dedicação e imparcialidade em prol da justiça eleitoral no Brasil.


Comunicar erro

Comentários