Prefeito Cícero Lucena debate sustentabilidade, transporte e questões tributárias no encontro geral da Frente Nacional de Prefeitos

Por Redação - Além do Fato em 02/06/2023 às 17:50:30

O prefeito Cícero Lucena encerrou, na tarde desta sexta-feira (2), o evento "Reflexões sobre o futuro das cidades", que reuniu prefeitos, ministros de Estado e parlamentares em João Pessoa desde essa quinta-feira (1°). O encontro, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), discutiu temas como sustentabilidade, meio ambiente, transporte e questões tributárias.

"Avalio que atingimos os objetivos traçados, pois aqui pensamos no futuro das cidades. Ficou muito claro que é preciso mais respeito aos municípios, pois é neste nível que a vida acontece. Discutimos o piso da enfermagem, que demonstrou que não é mais possível que se crie despesas aos municípios sem indicar fontes de receita, e a reforma tributária, que precisa beneficiar e não prejudicar os municípios. Então, foi um grande encontro, o primeiro deste projeto que pretende melhorar a vida das pessoas", afirmou Cícero Lucena, que é secretário nacional da FNP.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância das discussões destacando os temas do cotidiano. Ele reforçou a avaliação de que os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para pagamento do piso da enfermagem são insuficientes. "Vamos buscar o Governo para que aumente os recursos, que estão cerca de 10 milhões aquém do que seria necessário", observou.

Nogueira ainda falou sobre a discussão em torno da reforma tributária. "Os municípios não podem perder. O ISS é muito importante para os municípios. Somos a favor da PEC 46, mas discutimos a apresentação de um substitutivo que mantenha o pacto federativo, em que as prefeituras não percam recursos e continuem com sua autonomia. O Brasil precisa da reforma, mas ela tem que ser boa para todos os entes federados", destacou.

Comunicar erro

Comentários