Conselhos Superiores da UFPB apresentam dossiê que pede destituição do reitor nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Redação - Além do Fato em 29/05/2023 às 03:17:48

Os Conselhos Superiores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reuniram-se novamente nesta segunda-feira para discutir um dossiê que pede a destituição do reitor Valdiney Veloso Gouveia, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A reunião contou com a participação do Conselho Universitário (CONSUNI), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e do Conselho Curador.

O dossiê apresentado pelos Conselhos Superiores apontou uma série de questões relacionadas à gestão do reitor Valdiney Veloso Gouveia, levantando preocupações sobre a autonomia e democracia universitárias. Entre os pontos destacados estão a falta de diálogo com a comunidade acadêmica, a ausência de transparência na tomada de decisões e a interferência política na nomeação do reitor.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior da Paraíba (SINTESPB) também se manifestou em apoio à destituição do reitor. O sindicato convocou os servidores técnicos-administrativos a se unirem à luta, convocando-os a comparecer ao auditório da reitoria, com o objetivo de pressionar pelo fim da intervenção na universidade.

Dentre as demandas recebidas pelo SINTESPB, destacam-se o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, o retorno imediato da comissão das 30 horas, o regulamento da jornada híbrida e do teletrabalho, e a busca por uma administrativa da UFPB.

A adesão dos Conselhos Superiores e do SINTESPB reflete a insatisfação de parte da comunidade acadêmica da UFPB em relação à nomeação do reitor Valdiney Veloso Gouveia pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O debate sobre a autonomia universitária e a importância da participação democrática na escolha dos dirigentes ganham destaque nesse contexto.


Comunicar erro

Comentários