Cabo Gilberto Silva propõe criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher nas Unidades de Pronto Atendimento

O Projeto de Lei 2.496/2023 visa ampliar o escopo de direitos, acesso e atenção à saúde da mulher, dando prioridade nos casos de atenção básica

Por Redação - Além do Fato em 13/05/2023 às 05:02:47

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) apresentou o Projeto de Lei 2.496/2023, que propõe a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo da proposta é ampliar a capacidade de atendimento às mulheres e proporcionar uma ampliação do escopo de atenção à saúde feminina.

A proposta do PL visa aprimorar a legislação já existente e ampliar a oferta de serviços de saúde para as mulheres nas UPAs, garantindo um atendimento integral e humanizado. Em sua justificativa, o deputado Cabo Gilberto Silva destaca a importância de se investir na saúde da mulher, afirmando que é preciso garantir um atendimento de qualidade e acessível a todas as brasileiras. Segundo ele, a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher nas UPAs é um passo importante nesse sentido.

A proposta do PL foi bem recebida por organizações feministas e de defesa dos direitos das mulheres. Para elas, a iniciativa é fundamental para garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade para as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República para entrar em vigor. No entanto, a iniciativa já é vista como um avanço importante na luta pela garantia dos direitos das mulheres à saúde e ao atendimento digno e adequado nos serviços públicos de saúde.

Comunicar erro

Comentários