Deputado George Morais propõe tornar obrigat√≥rio atendimento por chamada de v√≠deo com int√©rprete de Libras para pessoas surdas no estado da Para√≠ba

Por Redação - Além do Fato em 11/04/2023 às 04:31:51

Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual George Morais (União Brasil) na Assembleia Legislativa da Para√≠ba (ALPB) propõe tornar obrigatória a disponibilização de atendimento por v√≠deo com intérprete de Libras para empresas que prestam serviços de atendimento ao cliente, como call centers e SACs . A iniciativa visa garantir que pessoas surdas possam ter acesso a serviços de atendimento de qualidade, sem barreiras de comunicação.

De acordo com o projeto, as empresas terão um prazo de 180 dias para se adaptarem à nova exig√™ncia, após a aprovação da lei. Além disso, deve disponibilizar equipamentos e treinamento aos funcion√°rios respons√°veis pelo atendimento com intérprete de Libras. O objetivo é garantir que as pessoas surdas sejam atendidas de forma igualit√°ria e possam se comunicar com facilidade e autonomia.

O deputado George Morais destaca que a iniciativa é uma forma de promover a inclusão social e garantir direitos b√°sicos para as pessoas surdas. "O objetivo desta proposição é facilitar a vida de cidadãos, bem como, proteger os direitos humanos daqueles que são acometidos de surdez. Importante destacar que no Brasil, cerca de 9,7 milhões de pessoas (5,1% da população) possuem algum grau de defici√™ncia auditiva. Destas, cerca de 344 mil são surdas", justificou o parlamentar.

A proposta j√° foi encaminhada para an√°lise das comissões da Assembleia Legislativa da Para√≠ba e deve ser votada nos próximos meses. Se aprovado, a Para√≠ba ser√° um dos primeiros estados do pa√≠s a tornar obrigatório o atendimento em v√≠deo com intérprete de Libras nos serviços de atendimento ao cliente. A perspectiva é que a iniciativa possa servir de exemplo para outros estados brasileiros, certamente para a inclusão e valorização das pessoas surdas.

Comunicar erro
Governo Federal

Coment√°rios