PL do deputado Ruy Carneiro quer tornar as quadrilhas juninas patrimônio cultural imaterial do Brasil

Por Hagnon/AlémdoFato em 26/03/2023 às 03:39:51

O Projeto de Lei PL 1.227/2023, de autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB), pode ser um passo importante para o reconhecimento das quadrilhas juninas como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil. A proposta visa proteger uma tradição popular que é muito presente nas festas juninas em todo o país.

As quadrilhas juninas são uma forma de dança folclórica que mistura elementos de origem portuguesa, africana e indígena. Apesar de ser uma tradição muito popular, as quadrilhas juninas não recebem o reconhecimento e a valorização que merecem por parte das autoridades públicas.

Caso o PL 1227/2023 seja aprovado, as quadrilhas juninas podem ser oficialmente reconhecidas como uma manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil, o que poderia trazer mais visibilidade e recursos para a preservação dessa tradição.

O reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio imaterial também pode ajudar a proteger essa manifestação cultural de possíveis ameaças, como a descaracterização das danças ou a adoção de práticas que podem comprometer sua autenticação. Além disso, o reconhecimento pode estimular a realização de eventos e atividades relacionadas às quadrilhas juninas, gerando renda e emprego para as comunidades locais.

A proposta do deputado Ruy Carneiro de apresentar o PL 1227/2023 é um passo importante para a proteção e valorização da cultura popular brasileira. O reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio imaterial do Brasil pode ajudar a preservar essa tradição para as gerações futuras e promover a diversidade e identidade cultural do país.

Comunicar erro

Comentários