Governador João AzevĂȘdo pretende criar duas novas secretarias para acomodar aliados polĂ­tico

Por Redação - Além do Fato em 22/03/2023 às 05:21:59

O governador da Paraíba, João AzevĂȘdo Lins Filho (PSB) tem enfrentado críticas após anunciar a criação de duas novas secretarias estaduais, a Secretaria da CiĂȘncia, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. De acordo com especialistas e opositores, a medida pode servir como um "cabide de empregos" para acomodar aliados políticos em cargos públicos.

A criação das secretarias exigirĂĄ a alteração da Lei nÂș 8.186, de 16 de março de 200, que estabelece a Estrutura Organizacional da Administração Direta do Poder Executivo Estadual. A medida também deve gerar aumento na folha de pagamento do Estado.

Segundo críticos, a criação das secretarias tem motivação política e pode ser uma tentativa do governador de acomodar aliados ou partidos em troca de apoio. Especialistas apontam que o momento é inoportuno para aumento de gastos públicos, especialmente considerando a crise econômica e os desafios na gestão da pandemia.

Além disso, hĂĄ preocupações com a efetividade das novas secretarias e se a sua criação é realmente necessĂĄria. Ainda não foram apresentados detalhes sobre a estrutura e os objetivos das novas secretarias, o que também tem gerado questionamentos sobre a transparĂȘncia do processo.

A oposição tem criticado a medida e prometeu analisar com cuidado a proposta quando ela for enviada para votação na Assembleia Legislativa. A expectativa é que a criação das secretarias seja amplamente debatida na sociedade e no Congresso estadual nas próximas semanas.

Comunicar erro

ComentĂĄrios