Presidente Lula eleva imposto de importação sobre pneus de carga e resinas plásticas

Por Redação - Além do Fato em 21/03/2023 às 03:50:09
Banco de imagens: PT

Banco de imagens: PT

Na última semana, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) se reuniu pela primeira vez no novo governo e decidiu pela elevação do imposto de importação sobre pneus de carga e resinas plásticas. A decisão foi tomada pelo presidente Lula e deverá ser publicada no Diário Oficial da União até terça-feira (21).

A medida, que tem como objetivo proteger a indústria nacional, eleva a tarifa de importação de pneus de carga de 14% para 16%, valor que já havia sido praticado em governos anteriores. Além disso, a resolução também aumenta a tarifa de importação de resinas plásticas em até 10 pontos percentuais, dependendo do tipo e da origem do produto.

Segundo o governo, a decisão foi tomada para incentivar a produção nacional e gerar empregos no país. No entanto, a medida pode causar impactos nos preços dos produtos para o consumidor final, já que a elevação do imposto de importação pode tornar os produtos importados mais caros e, consequentemente, incentivar o aumento dos preços dos produtos nacionais.

Além disso, a medida também pode gerar impactos nas relações comerciais entre o Brasil e outros países, especialmente aqueles que exportam pneus de carga e resinas plásticas para o mercado brasileiro. Isso porque a elevação do imposto de importação pode ser vista como uma barreira protecionista, o que pode gerar conflitos diplomáticos e comerciais.

Por outro lado, a medida pode ser vista como uma tentativa do governo de fortalecer a economia nacional e proteger os interesses dos empresários brasileiros. Resta agora aguardar os impactos que a decisão terá no mercado e na economia brasileira nos próximos meses.

Comunicar erro

Comentários