Projeto do vereador Carlão obriga realização de mamografia em até 30 dias após solicitação médica em João Pessoa

Por Redação - Além do Fato em 19/03/2023 às 01:14:10
Banco de imagens: CMJP

Banco de imagens: CMJP

O vereador Carlão Pelo Bem (PL) apresentou um Projeto de Lei no município de João Pessoa que visa instituir um novo marco na política pública de apoio à saúde da mulher, com o objetivo de prevenir o câncer de mama. A proposta prevê que os exames de mamografia, para mulheres com suspeita de câncer, sejam realizados em um prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação médica.

O Projeto de Lei Ordinária 1.307/2023, tem como principal objetivo assegurar a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS. De acordo com o vereador Carlão, é essencial fortalecer a política de prevenção em João Pessoa, garantindo que as mulheres tenham acesso rápido e eficiente aos exames de mamografia.

"Legislar sobre este tema é garantir que teremos os resultados dos exames no prazo viável para o tratamento e com isto investir com responsabilidade, pois a demora dos exames como é feito atualmente prejudica o tratamento pelo diagnóstico tardio mesmo com o investimento da verba hoje existente", justificou o parlamentar.

O Projeto de Lei agora seguirá para análise das comissões da Câmara Municipal de João Pessoa e, se aprovado, poderá ser sancionado pelo prefeito, tornando-se lei.

Comunicar erro

Comentários