Mensalão da CPMI: Deputado apresenta denúncia contra integrantes do governo Lula por cooptação de parlamentares

Por Redação - Além do Fato em 19/03/2023 às 01:00:30

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia ao procurador-geral da República, Augusto Aras, contra integrantes do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sanderson acusa o Palácio do Planalto de supostamente cooptar parlamentares a retirarem seus nomes do pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.

Na representação, o deputado citou a possibilidade dos crimes de corrupção passiva e concussão, quando um agente do governo oferece vantagem indevida a uma terceira pessoa. Segundo Sanderson, o objetivo da cooptação seria evitar a investigação sobre os atos ocorridos no início deste ano, que foram marcados por ataques a instituições democráticas.

A denúncia apresentada pelo deputado reacende a polêmica em torno dos atos de 8 de janeiro e do papel do governo Lula na organização e fomento desses eventos. O pedido de abertura da CPMI foi protocolado por parlamentares de diferentes partidos, mas a retirada de assinaturas inviabilizou a instalação da comissão.

Agora, a denúncia apresentada por Sanderson deverá ser avaliada pelo procurador-geral da República, que decidirá se abre ou não uma investigação sobre o caso. A repercussão da denúncia entre os parlamentares e a sociedade civil ainda é incerta, mas é possível que novas revelações sobre os atos de 8 de janeiro e a atuação do governo Lula surjam nos próximos dias.

Comunicar erro

Comentários