Deputado critica lentidão do governo João Azevedo e denuncia que 1.000 crianças estão em fila de espera pelo primeiro atendimento na FUNAD

Por Redação - Além do Fato em 16/03/2023 às 14:57:19

Cerca de mil crianças paraibanas com algum tipo de deficiência estão atualmente na fila de espera pelo primeiro atendimento na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD)

Em pronunciamento na sessão ordinária a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos). revelou a preocupante situação de famílias que têm filhos com transtorno do espectro autista (TEA) e que aguardam há meses pelo primeiro atendimento na fundação. Um dos casos é o de uma mãe que se inscreveu em 22 de outubro de 2022 e que até hoje espera pela convocação.

De acordo com Bosco, a mãe da autista foi informada por um funcionário da FUNAD nesta segunda-feira (13) que a espera só cresce e que atualmente a lista chega ao número 1.804.

"Quando se inscreveu, ano passado, a ficha dela era 1.311. Hoje, o número geral já ultrapassa os 1.800 e até agora sua filha não foi chamada. Uma espera absurda, pois essa assistência é essencial para quem tem o transtorno", justificou.

Bosco Carneiro lembrou que tanto a legislação estadual quanto federal dão prioridade a pessoas com autismo e cobrou do Governo do Estado a ampliação dos atendimentos e contratação urgente de equipes multidisciplinares.

"Pra mim, foi até uma surpresa essa triste situação. Não podemos fechar os olhos para a questão. Precisamos, realmente, estabelecer políticas públicas que funcionem de forma efetiva, pois essas pessoas necessitam que o Estado cumpra o seu papel de dar assistência", afirmou.


Comunicar erro

Comentários