Projeto do deputado Ruy Carneiro pode garantir direito a acompanhante no pós-operatório aos pacientes submetidos a mastectomia

Por Redação - Além do Fato em 13/03/2023 às 02:04:24

A Câmara dos Deputados vai analisar proposta que garante o direito a acompanhante no pós-operatório aos pacientes submetidos a mastectomia, na rede pública ou privada de saúde. É o que propõe o Projeto de Lei 935/2023, de autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB).

"Considerando que a mastectomia é um dos tratamentos mais indicados, valendo-se de 43% de todos os procedimentos feitos na tentativa de cura contra o câncer mamário. Por se tratar de um momento de abalo físico e psicológico, justifica-se a necessidade de acompanhamento para esse tenebroso período. Ao acompanhante, deve-se oferecer condições dignas enquanto acompanha a internação e o pós operatório", justifica o parlamentar.

De acordo com o PL, ficará assegurado aos pacientes submetidos a mastectomia, em todos os hospitais ou estabelecimentos de atendimento à saúde da rede pública ou privada do território nacional, o direito a acompanhante durante todo o período de internação no pós-operatório. O hospital ou estabelecimento de saúde deve proporcionar ao menos 1 cadeira para o acompanhante, bem como, duas refeições por dia, preservando a dignidade da pessoa humana.

Comunicar erro

Comentários