Na 1ª entrevista após a cadeia, Sérgio Cabral diz que foi coagido pela PF a mentir sobre o ministro Vital do Rêgo Filho

Por Redação - Além do Fato em 07/03/2023 às 16:35:39

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral disse em entrevista ao portal Metrópoles que foi pressionado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal para atingir com delações premiadas autoridades que eram consideradas desafetos da "lava jato" do Rio de Janeiro e do Paraná.

Cabral mencionou especificamente treês autoridades citadas em sua delação de 2019, anulada dois anos depois: o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas e o ministro Vitalzinho.

Na delação, o ex-governador disse que Toffoli deu uma decisão no Tribunal Superior Eleitoral em troca de pagamento e que Dantas também estaria recebendo dinheiro para beneficiar empresários. Assim como em outras delações que se mostraram falsas ou tinham como objetivo apenas constranger autoridades contrárias aos métodos da "lava jato", nunca foram apresentadas provas contra os ministros.

"É mentira. Isso foi induzido por aqueles agentes da Polícia Federal que estavam envolvidos na minha colaboração. Isso era um desejo do Ministério Público Federal desde o início [...] Um esforço de desmoralizar o governo do Rio, de desmoralizar o Supremo, de desmoralizar todo mundo. Para acabar com rojão no Supremo", disse Cabral sobre as acusações contra Dantas e Toffoli.

"A força-tarefa, o [Deltan] Dallagnol, o [Sergio] Moro, o [Eduardo] El Hage, o Sergio Pinel… Essa gente odeia a democracia", prosseguiu Cabral, em referência aos condutores da "lava jato" que se arvoraram como combatentes da corrupção.

"Eu quero pedir desculpas ao Bruno Dantas e ao Vital do Rêgo, porque são duas pessoas queridas. O Bruno eu não tinha a menor intimidade, o Vital, por ser companheiro do PMDB, eu já havia conhecido. Desde que fui preso eu ouvia essa história, as mensagens chegavam a mim, porque o MPF queria que eu falasse do TCU. Os jornais davam matérias dizendo que eu ia falar, e isso era mentira, porque eu não ia falar. Em 2019 eles fizeram essa chantagem. O Bruno é um quadro que era do Senado, super-respeitado. Era um cara que eu não conhecia, eu estive duas vezes com esse cara na vida", disse Cabral.

Comunicar erro

Comentários