Raio-X do Congresso: Senado terá 15 partidos em sua composição a partir de 1 de Fevereiro

Por Redação - Além do Fato em 30/01/2023 às 03:05:04

? do Senado Federal foi renovado nas última eleição e, consequentemente, os partidos que o compõe também. Com a eleição de 27 novos senadores, entre eleitos e reeleitos, a Casa Alta será composta por 15 legendas partidárias a partir de 2023. O partido com o maior número de representantes é o PL. A partir do ano que vem, terá 13 integrantes na Casa.


Para o cálculo, o Além do Fato considerou os senadores em exercício até 2 de outubro de 2022. A lista desses nomes pode ser consultada no site do Senado Federal. Alguns congressistas eleitos em 2018 se licenciaram do cargo para disputar outras vagas nas eleições de 2022. É o caso de Jorginho Mello (PL), que está disputará o 2º turno do Governo de Santa Catarina com Décio Lima (PT). Na sequência, está o União Brasil com a 2ª maior bancada. Com os resultados desta eleição, o partido passa a ter 12 senadores na Casa Alta. MDB e PSD terão 10 senadores cada.

Eis os 27 candidatos eleitos ao Senado pelos Estados e pelo DF (em negrito, os congressistas que foram reeleitos): Alan Rick (União Brasil-AC); Renan Filho (MDB-AL); Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); Omar Aziz (PSD-AM); Otto Alencar (PSD-BA); Camilo Santana (PT-CE); Damares Alves (Republicanos-DF); Magno Malta (PL-ES); Wilder Morais (PL-GO); Flávio Dino (PSB-MA); Wellington Fagundes (PL-MT); Tereza Cristina (PP-MS); Cleitinho (PSC-MG); Beto Faro (PT-PA); Efraim Filho (União Brasil-PB); Sérgio Moro (União Brasil-PR); Teresa Leitão (PT-PE); Wellington Dias (PT-PI); Romário (PL-RJ); Rogério Marinho (PL-RN); Hamilton Mourão (Republicanos-RS); Jaime Bagattoli (PL-RO); Dr. Hiran (PP-RR); Jorge Seif (PL-SC); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Laércio (PP-SE); Professora Dorinha (União Brasil-TO).

Os vencedores do pleito se juntam aos 54 senadores que mantêm os mandatos de 8 anos conquistados nas eleições de 2018. Eis os 2/3 da Casa que estão no meio do mandato.




Comunicar erro

Comentários