Senador Randolfe Rodrigues apresenta Projeto de Lei que criminaliza "assédio ideológico" em locais públicos

Por Redação - Além do Fato em 01/12/2022 às 23:55:58

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto de lei (PL) sobre "assédio ideológico". Segundo o parlamentar, esse ato consuma-se quando alguém "assedia" outra pessoa, publicamente, de forma violenta ou humilhante, por inconformismo político, partidário ou ideológico.

"A defesa e a preservação da democracia pressupõem o zelo por um ambiente de diálogo democrático livre de violências e discriminações", argumentou Rodrigues, no documento protocolado no domingo 27. "É preciso que se assegure o direito à pluralidade política e ao diálogo republicano."

Caso o PL do assédio ideológico seja aprovado, a pena de detenção será de um a quatro anos, mais uma multa. O valor não foi informado.

Na justificação do PL, Rodrigues cita supostos ataques à democracia na Argentina, como o "atentado" contra a vice-presidente Cristina Kirchner, em setembro.

"Nos últimos dois anos, o estudo "Violência política e eleitoral no Brasil" mapeou 523 casos de violência política envolvendo 482 vítimas, entre representantes de cargos eletivos, candidatos ou pré-candidatos e agentes políticos no Brasil", argumentou Rodrigues.

Comunicar erro

Comentários