Em debate na TV Tambaú, Veneziano não diz a verdade ao afirmar que Jair Bolsonaro vetou o piso da enfermagem

Por Redação - Além do Fato em 21/09/2022 às 03:09:35

É falso que o piso salarial dos profissionais de enfermagem foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A afirmação foi do senador Veneziano Vital (MDB), candidato a governador da Paraíba, durante debate na TV Tambaú.

O conteúdo foi postado ainda pelo candidato nas redes sociais. O piso, aprovado pelo Congresso Nacional, foi sancionado pelo Governo Federal. Porém, o texto foi sancionado com um veto. Bolsonaro vetou a correção anual do piso, que seria feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A correção estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso. Agora, cabe a deputados e senadores derrubar o veto presidencial. Na sequência, a medida foi derrubada por uma ação que está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).


O QUE FOI CHECADO?

Vídeo em que senador e candidato ao cargo de governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB) afirmou, durante debate na TV Tambaú (afiliada do SBT), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vetou o piso da enfermagem: "Nós do Congresso Nacional, obtivemos, em nome dos milhares e milhares de profissionais da enfermagem, uma grande vitória: derrubamos o veto do presidente Bolsonaro que não queria reconhecer o salarial para a enfermagem, profissionais, auxiliares, técnicos".

A fala foi rebatida durante o debate por Nilvan Ferreira: "Você divulgou uma informação errada. O presidente não vetou o piso da enfermagem, como você disse agora. O presidente agora, em agosto, sancionou, com a presença de representantes da enfermagem, o piso nacional da enfermagem. Então você peça a sua assessoria para checar, porque você divulgou fake news. O presidente sancionou o piso da enfermagem. É só as pessoas procurarem aí no Google para ver que o senhor tentou prejudicar o presidente".

A assessoria de Veneziano afirmou que o candidato "se expressou mal e tentava se referir ao veto presidencial referente à correção anual dos valores". No entanto, Veneziano ainda diz que o congresso derrubou o veto, fato que ainda não aconteceu.

Comunicar erro

Comentários