TSE confirma autenticidade de documento com o código pk0.LULA.PTwv.nux8 mas nega que esteja fazendo propaganda para Lula por meio de títulos eleitorais

Por Redação - Além do Fato em 17/08/2022 às 16:11:03
Dezenas de usuários nas redes sociais compartilham a imagem de um título eleitoral e acusam o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de estar usando o documento para fazer campanha para o candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, há um código de verificação de autenticidade do título cuja combinação de letras forma a palavra "Lula" e "PT".

Contudo, o TSE explicou que os códigos são gerados de maneira automática e aleatória, sem qualquer tipo de interferência da Justiça Eleitoral.

Por meio das informações exibidas na fotografia viralizada, foi possível confirmar a autenticidade do documento por meio do sistema do TSE.

A imprensa, a assessoria de imprensa do TSE negou, no entanto, que os títulos eleitorais estejam sendo utilizados para promover qualquer candidato:

"O Tribunal [...] desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou passar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores"."

Comunicar erro

Comentários