Governo Federal lança Campanha Nacional de Multivacinação em João Pessoa e disponibilizará mais de mil postos de vacinação espalhados em todos os 223 municípios da Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 09/08/2022 às 19:33:27

Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem procurar os mais de mil postos de vacinação da Paraíba durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. Nesta terça-feira (9), um ato de vacinação aconteceu na UBS Vila Saúde, no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa (PB). A campanha foi lançada no último domingo (7) pelo Ministério da Saúde. No caso da pólio, crianças entre um e cinco anos podem se imunizar, independentemente do esquema vacinal. A meta é atingir 95% de cobertura nessa faixa etária.

Sandra Barbosa, mãe da Isabelle Barbosa de 4 anos, sabe que as vacinas previnem muitas doenças. "Trouxe minha filha para vacinar. É nossa responsabilidade, como pais, proteger nossos filhos. Se quisermos um futuro saudável para eles, precisamos vacinar. Todos os anos estou no posto e mantenho sempre a caderneta atualizada", contou.

A mobilização acontece até o dia 9 de setembro, e o principal objetivo é aumentar as coberturas vacinais, evitando a disseminação de doenças como o sarampo ou a reintrodução de vírus já erradicados no Brasil, como o da pólio. Aproximadamente 40 mil postos de vacinação estão abertos em todo país para aplicar as doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são os menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de crianças em todo Brasil. Crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Comunicar erro

Comentários