Veneziano e Nilda Gondim assinam CPI do MEC e senadores protocolam pedido de abertura da investigação

Por Redação - Além do Fato em 28/06/2022 às 16:26:02

Senadores de oposição protocolaram, nesta terça-feira (28), o pedido para que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - a CPI do MEC. O objetivo será investigar as suspeitas relacionadas à facilitação do acesso a verbas do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a intermediação de pastores. Entre outros pontos, a CPI no Senado pretende investigar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e também o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além deles, os pastores e outras pessoas que possam ter relação com as denúncias podem ser investigados na CPI.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que conseguiu 30 assinaturas - o mínimo necessário era de 27 apoios. Mesmo assim, a instalação da CPI depende do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Na justificativa do pedido, Rodrigues afirmou que o MEC foi transformado em "balcão de negócios" com o objetivo de angariar apoio político para o presidente. "Então, diante desse cenário, é forçoso que se investigue o enquadramento da conduta do Ministro da Educação e do Presidente da República (no mínimo, autor intelectual ou mandante dos atos criminosos), ao menos em tese, em alguns tipos penais bastante relevantes".

Os senadores Veneziano Vital (MDB) e Nilda Gondim (MDB) assinaram o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre as suspeitas de corrupção no Ministério da Educação.


Comunicar erro

Comentários