Governo Federal vai implementar mais 18 sistemas de dessalinização de água de grande porte na Paraíba e em outros 5 estados do Nordeste

Por Redação - Além do Fato em 28/06/2022 às 03:07:56

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), contratou empresa especializada para elaborar os projetos básicos e executivos para a instalação de 18 sistemas de abastecimento de água de grande porte em comunidades rurais da região semiárida dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais.

A contratação dos projetos básico e executivo contará com R$ 1,6 milhão em recursos federais. A confirmação da lista de comunidade atendidas se dará por meio dos projetos a serem elaborados.

Considerando a capacidade de produção média dos poços já identificados, que gira em torno de 30m³ por hora, os 18 sistemas de dessalinização deverão produzir, funcionando 12 horas diárias, cerca de 3,24 milhões de litros de água tratada, o equivalente a 405 carros-pipas de 8 m³ por dia, atendendo até 75 mil pessoas com água de altíssima qualidade.

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, destaca que a implementação desses sistemas faz parte do planejamento piloto para ampliar a metodologia do Programa Água Doce, de forma a também possibilitar a implantação de sistemas de maior porte.

"O objetivo é aproveitar poços que contenham água salobra e com alta capacidade de vazão para implantar sistemas de dessalinização mais robustos, viabilizando o abastecimento das comunidades por meio de redes de distribuição de água dessalinizada. Atualmente, a distribuição de água nos sistemas do Programa Água Doce é feita unicamente por chafariz", explica Costa.

Os sistemas, com alta produção de água, poderão, em momentos de forte escassez hídrica, também ser utilizados como novos mananciais para abastecimento de famílias dispersas na zona rural por meio de carro-pipa.

"As famílias que receberão água encanada serão emancipadas da Operação Carro-Pipa (OCP) e os novos mananciais reduzirão as distâncias de transporte para abastecimentos da população dispersa. A expectativa com a medida é reduzir em até 74,5% o custo operacional da OCP nas regiões atendidas" , informa o diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo.

Mais renda

Além de ofertar água de maior qualidade para consumo humano, o projeto ainda irá agregar aumento na renda das comunidades atendidas, uma vez que poderá ser implementada a carcinocultura (produção de camarões) e a criação de tilápias como solução sustentável para a utilização da água concentrada em sais que é subproduto do processo de dessalinização.

"Com esses novos sistemas, além de água, a gente leva desenvolvimento, porque, acoplado a esses dessalinizadores, vamos usar o rejeito dessas águas para, por exemplo, produzir peixe e camarões, o que vai gerar renda para os produtores e também para a manutenção de dessalinizadores", destaca o secretário Sérgio Costa.

No momento, 909 comunidades no semiárido brasileiro estão sendo atendidas com sistemas de de dessalinização do Programa Água Doce. "O Programa busca identificar poços de água subterrânea que tenham qualidade inadequada para consumo humano, geralmente decorrente da presença de sais, caracterizando as águas como salobras. A partir daí, temos por objetivo implantar sistemas de dessalinização de água, empregando tecnologia de altíssima qualidade para fornecermos uma água em padrões de consumo semelhantes a águas minerais. E essa água de qualidade está melhorando, inclusive, os índices de saúde dessas comunidades beneficiadas", aponta o diretor Wilson Melo.

Força Tarefa das Águas

A instalação dos dessalinizadores faz parte da Força-Tarefa das Águas, lançada pelo Governo Federal, em março deste ano, para impulsionar a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro. Saiba mais neste link.

Comunicar erro

Comentários