Prefeito de Lucena classifica como "Falha Pontual" a aplicação de vacina vencida e de adulto em quase 60 crianças na Zona Rural do município

Por Redação - Além do Fato em 16/01/2022 às 22:39:36

A Prefeitura de Lucena, através do prefeito Léo Bandeira, se eximiu de responsabilidade pelo erro, que culminou na vacinação de pelo menos 60 crianças contra Covid-19, com imunizante de adulto e vencido, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. Alheio a preocupação dos pais, o prefeito Léo Bandeira, tratou o caso como uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal

"Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável', disse o prefeito em nota.

O Ministério Público Federal da Paraíba vai ouvir nesta semana a técnica de enfermagem acusada de aplicar vacinas vencidas de adultos em cerca de 40 crianças no município de Lucena, na Paraíba. O uso indevido das vacinas ocorreu em dezembro e em janeiro, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, antes da chegada das doses infantis corretas ao Brasil.


Veja a integra da Nota da Prefeitura de Lucena

A Prefeitura municipal lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.


Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.


A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.
Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.


A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico



Comunicar erro

Comentários