Governador João Azevêdo inaugura o primeiro Museu de João Pessoa nesta quinta-feira

Por Redação - Além do Fato em 03/11/2021 às 15:42:03

O governador João Azevêdo inaugura, nesta quinta-feira (4), às 10h, o Museu da Cidade de João Pessoa (MCJP), localizado no prédio onde residiu o então presidente da Paraíba, João Pessoa, na Praça da Independência, no qual o Governo do Estado investiu recursos na ordem de R$ 1,3 milhão em obras de restauração.

O Museu da Cidade de João Pessoa (MCJP) seguirá novos padrões de coleta, preservação e divulgação da história da Capital paraibana. O padrão estático de um museu, que mostra sempre as mesmas peças e obras, dará lugar a uma estrutura interativa e com acervo sempre renovável.

"Ele terá acervos temporários e temporários de longa duração", explica o coordenador da casa e artista plástico Diógenes Chaves Gomes. "O museu contará a história da cidade, através de exposições fotográficas, livros, vídeos, dos seus personagens públicos e anônimos, figuras pitorescas, seus artistas, experiências sensoriais e, também, a clássica visitação a peças. Além disso, realizaremos ações extra museu, de maneira a atrair o público, sobretudo das escolas e universidades. Vamos implantar um museu atrativo para o cidadão porque contará a história e o seu cotidiano", explica.

A ideia - Criar um Museu da Cidade de João Pessoa foi ideia do próprio governador João Azevêdo, que há um ano entregou à Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) essa missão, que incluiu a criação também do Museu da Paraíba, que será implantado no Palácio da Redenção.

"O objetivo é juntar num mesmo espaço, no Museu da Cidade João Pessoa, o resumo dos grandes fatos históricos da cidade e as riquezas culturais desse povo", explicou o governador no seu programa de rádio "Conversa com o Governador".

O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, acredita que, a partir desses dois novos espaços e das discussões que seus projetos provocam, "haverá uma revolução na forma de gerir os museus. Nossa museologia terá um avanço enorme". O objetivo, segundo ele, é modernizar e requalificar esses espaços, torná-los mais atrativos e facilitar a captação de recursos para investir em cada um dos 57 museus paraibanos filiados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

"O Museu da Cidade de João Pessoa trata-se de uma das mais brilhantes obras do governador João Azevêdo na área da Cultura", avalia Damião. Para o secretário, o museu tem uma vocação substancialmente educativa, destinada à juventude, às futuras gerações, de modo especial aos estudantes das redes de ensino pública e privada.

Como será o Museu - Na parte externa, um jardim terá 900 roseiras. Uma pesquisa sobre os jardins da época em que o antigo sobrado foi construído, na Praça da Independência, para o projeto jardim dos arquitetos paisagistas, chegou a essa proposta.

Comunicar erro

Comentários