Governo Federal entrega nesta semana obra R$ 17,6 milhões no Alto Sertão do Estado que garantirá segurança hídrica para mais de 90 mil Paraibanos

Por Redação - Além do Fato em 18/10/2021 às 10:52:24

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), entregam nesta semana, ordem de serviço para início imediato das obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba, a ser executada com repasse de R$ 17,6 milhões da União. A estrutura recebe as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco e a recuperação trará eficiência na chegada do recurso hídrico à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

A barragem abastece o município de Cajazeiras, que fica a 470 km da capital João Pessoa, e o distrito de Engenheiro Ávidos, beneficiando 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas.

"Esta é uma obra extremamente relevante para o Nordeste setentrional. É a continuidade do Eixo Norte do Projeto São Francisco. O último estado do Nordeste setentrional que vai receber as águas do São Francisco é o Rio Grande do Norte e esperamos que isso ocorra no fim deste ano", destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. "Nós sabemos a alegria do nordestino na hora que ele passa a saber que tem segurança hídrica, tem água de qualidade e tratada em suas torneiras. Isso, para nós, é um espetáculo."

A barragem modernizada terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água. A partir daí, as águas do Eixo Norte poderão chegar em grandes volumes à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande do Norte, chegando então no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no estado potiguar.

Comunicar erro

Comentários