Lula: "Bolsonaro voltou a colocar mais da metade da população em estado de insegurança alimentar"

Por Redação - Além do Fato em 17/10/2021 às 00:20:51

O Brasil chega a mais um Dia Mundial da Alimentação, celebrado pelas Nações Unidas nesta sábado, 16 de outubro, sob o véu da mais humilhante das chagas da humanidade: a fome, flagelo que atinge diretamente mais de 20 milhões de brasileiros e voltou a colocar mais da metade da população em estado de insegurança alimentar. Diante desse cenário, é hora de lutar para retirar novamente o país do Mapa da Fome das Nações Unidas, por meio de um projeto de reconstrução nacional, clamou o ex-presidente Lula. Ele participou do Encontro dos movimentos do Campo, das Florestas e das Águas, em São Paulo, evento que reuniu dezenas de representantes de movimentos sociais, parlamentares e lideranças do PT, para debater ações de combate à fome.

"Estamos aqui para mostrar, na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a indignação da sociedade brasileira com relação à irresponsabilidade pela fome no terceiro maior produtor de alimentos e maior produtor de proteína animal do planeta", afirmou Lula, em um discurso recheado de críticas à elite brasileira. O líder petista ouviu análises e relatos de movimentos sociais sobre a situação das populações mais vulneráveis no campo e nas periferias.

Lula lembrou as agruras de sua infância, quando passou fome e reafirmou a importância das lições do passado para construir o futuro. "É muito duro você sentar numa mesa e ouvir da mãe que não tem comida para colocar nessa mesa", disse Lula. "Só quem passou por isso, sabe. Mas o que era graficamente da minha mãe é que ela sempre dizia, amanhã vai ter", apontou.

Comunicar erro

Comentários