Governo Bolsonaro investiu R$ 861,7 milhões em 2021 para garantir livros e materiais didáticos para estudantes e professores da Rede Pública

Por Redação - Além do Fato em 17/10/2021 às 00:15:02

Para garantir a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias e de outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos estudantes e professores das escolas públicas de educação básica brasileiras, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), investiu R$ 861,7 milhões desde o começo deste ano até setembro.

Coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNLD garante o acesso a conteúdos que contribuem para a qualidade da educação a estudantes e professores das escolas públicas de educação básica, como também de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público, para atendimento da educação infantil.

O PNLD é um programa do Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra e distribuição de livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

O programa contempla quatro níveis do ensino público brasileiro:

1- Educação infantil;
2 - Anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano);
3 - Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano);
4 - Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O PNLD tem como objetivo levar material didático adequado para cada nível educacional para todos os estudantes da rede pública e, por isso, a escolha é minuciosa desde o momento da inscrição das editoras.

As editoras se inscrevem para participar do PNLD em prazos definidos pelo FNDE e divulgados em edital. As obras inscritas passam por triagem técnica, física e pedagógica nas mãos de especialistas que, posteriormente, escrevem resenhas críticas para compor o Guia do Livro, material que é disponibilizado para ajudar os professores em sua análise.

A Moderna é uma das editoras que se destacam na elaboração de material didático para o PNLD e neste ano a sua proposta está completa, já que foram aprovadas coleções para todas as áreas do conhecimento, totalizando 20 coleções de todas as disciplinas.

Comunicar erro

Comentários