Vereador Guga reúne especialistas na Câmara Municipal para debater situação dos carroceiros e garantir o bem-estar animal

Por Redação - Além do Fato em 15/10/2021 às 16:03:09

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) debateu, na manhã desta sexta-feira, 15, a causa animal e a situação das pessoas que trabalham com veículos de tração animal na Capital. A sessão especial foi proposta pelo vereador Guga (Pros) e contou com a participação de ativistas dos direitos dos animais, carroceiros e demais envolvidos com o tema.


O vereador Guga (Pros) destacou que a causa animal é a principal bandeira do seu mandato. Ele informou que esteve em Brasília e conseguiu quase R$ 1,5 milhão em emendas para construção do Hospital Veterinário de João Pessoa e cerca de R$ 1,2 milhão de emendas junto à senadora Nilda Gondim (MDB) para área de zoonoses. O vereador também informou que visitou Recife e constatou que a capital pernambucana avançou em relação a João Pessoa, pois já foi construído o Hospital Universitário de Recife e existe na estrutura da gestão municipal a Secretaria de Bem-Estar Animal.


"Diariamente, venho lutando em favor dos protetores independentes e das ongs. As autoridades e o Poder Pùblico precisam se juntar nessa luta. Também precisamos saber como vão ficar os 260 pais de família carroceiros e os animais quando essa atividade for definitivamente proibida na nossa cidade", ressaltou o vereador. Ele demonstrou preocupação com a efetivação e as consequências da Lei 13170/2016, proposta pelo vereador Bruno Farias (Cidadania), que proíbe o trânsito de veículos de tração animal e a condução de animais com carga.


O professor e coordenador do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, Francisco Garcia, destacou que a lei que proíbe a circulação de carroças na capital é completa. "Ela estabelece que o poder público municipal é obrigado a inserir esse pessoal [os carroceiros] no mercado de trabalho. A lei não só ampara os animais, mas também aqueles que dependem dos animais", destacou, salientando que a legislação abrange as necessidades humanas e animais.


O presidente Associação Beneficente de Carroceiros da Capital (ABCJP), Paulo César, afirmou que a categoria não tem apoio do poder público para que a lei seja cumprida. "Em 2016 nos mobilizamos e pedimos a fiscalização da prefeitura, que ela viesse a cadastrar os carroceiros para fazer o acompanhamento e a realização de ações para ajudar a categoria, mas não tivemos esse apoio", afirmou, ressaltando que a prefeitura deve, aos poucos, substituir as carroças de tração animal por bicicletas ou motocicletas para que venha um dia a zerar o uso das carroças. "A gente não quer continuar, mas somos pais e mães de famílias que não podem abrir mão de seus veículos", salientou.

Comunicar erro

Comentários