Vereadores Odon Bezerra, Guga e Tarcísio Jardim reúnem especialistas para debater políticas públicas de combate às drogas

Por Redação - Além do Fato em 14/10/2021 às 03:18:44

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) debateu, na manhã desta quarta-feira (13), políticas de combate às drogas na Capital. A sessão especial foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania) e contou com a presença dos vereadores Guga Oliveira (Pros), Tarcísio Jardim (Patriotas), além de autoridades e representantes de entidades envolvidas com o tema.

O propositor da sessão especial, vereador Odon Bezerra (Cidadania), lembrou que, na época em que foi presidente da OAB, criou a Comissão de Combate às Drogas e realizou um amplo trabalho de conscientização sobre o tema na Paraíba. Odon ainda destacou que o combate às drogas é uma preocupação de toda a sociedade. "Devemos nos unir para combater essa chaga que assola toda nossa sociedade. Nesta manhã, temos uma boa parte de nossa sociedade reunida para contribuir com ensinamentos e indicações de políticas públicas voltadas a esse combate", justificou Odon.

O agente federal aposentado, psicólogo e especialista sobre o tema, Deusimar Guedes, destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o maior problema de saúde pública são as drogas. Ele reforçou ainda a importância do engajamento de todos no combate. "O maior problema que enfrentamos hoje não é o grande número de usuários e traficantes, mas a multidão de omissos. Precisamos minimizar os omissos e estar comprometidos com a causa", afirmou, ressaltando que os maiores estragos à sociedade ocorrem a partir do que os usuários fazem quando estão sob efeito dos entorpecentes.

Ação Integrada

Deusimar Guedes ainda propôs a criação de um órgão que integre todas as ações de combate às drogas. "A minha sugestão é que pudéssemos criar uma entidade ou organização que pudesse integrar, fiscalizar e cadastrar todas as pessoas que tenham trabalho nessa temática. Hoje, tem muita gente trabalhando como ilhas, uma não sabe o que a outra está fazendo. Que possamos criar essa entidade por iniciativa desta Casa, além do Conselho Municipal de Política de Drogas. Ele precisa existir, mas ele sozinho não tem força para integrar todas as entidades", sugeriu.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Prevenção e Combate às Drogas de João Pessoa (COMAD-JP), Inise Machado, concordou com a necessidade de criação de um órgão que integre as ações de combate às drogas. "O que falta nesse meio é dignidade, é um olhar mais humano. Daí a necessidade de sermos ousados e pedirmos à Prefeitura a criação de um órgão maior, que congregue todas as ilhas que trabalham na recuperação de envolvidos com drogas", defendeu.

Odon Bezerra lembrou que, ainda enquanto candidato a vereador de João Pessoa, apresentou uma ação de combate às drogas e que agora está dando efetividade a isso na Casa. Ele explicou que o Legislativo não pode criar órgãos, mas que, a partir das sugestões apresentadas durante a sessão, vai apresentar indicações ao Executivo e conversar com o prefeito sobre a criação desse núcleo.

Comunicar erro

Comentários