Presidente da Câmara Municipal recebe moradores do bairro Miramar para debater projeto de preservação ambiental

Por Redação - Além do Fato em 11/10/2021 às 01:32:36

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (Avante), recebeu no fim da manhã desta quinta-feira (7), uma comissão de moradores do Bairro do Miramar, localizado na Zona Leste da Capital, para tratar da questão de invasões de áreas públicas e possível implantação de um projeto de área de preservação ambiental.

A comissão, formada pelos moradores João Ágrima, Cláudia Monteiro e Paulo Figueiredo, solicitou ao presidente da Casa que interviesse, junto à Prefeitura e órgãos públicos como a Procuradoria do Município, Secretarias do Planejamento (Seplan) e Meio Ambiente (SEMAM), para resolver os problemas de invasão de áreas públicas que vêm ocorrendo no antigo loteamento denominado de "Parque dos Coqueiros", atualmente Bairro do Miramar, e também em um trecho próxima à Rua Dr. João Agrícola Montenegro, que interliga a Avenida Epitácio Pessoa à Avenida Ruy Carneiro.

Segundo os moradores, nesses locais vem ocorrendo há muito tempo uma "invasão acelerada de terrenos públicos e privados, com construções clandestinas de casas, desmatamento de área de preservação, comercialização de troncos de árvores, que são derrubadas ilegalmente, bem como acúmulo de lixo e escoamento de esgoto a céu aberto no Rio Jaguaribe". Além disso, eles denunciam ainda que "há uma perturbação sonora diária e a falta de segurança no local, devido ao crescimento desordenado e clandestino de moradias".

Em um abaixo assinado, entregue ao presidente Dinho, contendo cerca de 500 assinaturas de moradores do Bairro do Miramar, que compreendem os condomínios residenciais Rio Ariaú, Recanto das Artes, Torre Imperial, Buena Vista, Vuarnet, Blue Tower, Porto Real e Shanadu, consta que grande parte dos lotes invadidos pertencem à PBPREV e outras áreas são de propriedade privadas.

No documento, os moradores informam que já ingressaram com vários procedimentos jurídicos para tentar a reintegração de posse, mas nada foi resolvido. Eles destacaram que já existe um projeto tornar a localidade de preservação ambiental.

O presidente da CMJP, vereador Dinho, avaliou que a reivindicação dos moradores é legítima e comprometeu-se em ajudar no que fosse preciso junto aos órgãos competentes do Município. O parlamentar se prontificou, ainda, em marcar uma audiência com o prefeito Cícero Lucena para que os moradores possam expor a situação real do problema. "Estaremos à disposição. A Câmara vai tentar interceder junto aos órgãos competentes para que essa situação seja contornada", reforçou.

Comunicar erro

Comentários