João Azevêdo falha na implementação do Programa Estadual de Segurança Hídrica e compromete abastecimento em pelo menos 18 cidades do Brejo Paraibano

Por Hagnon Halberto em 08/09/2021 às 14:08:08

As cidades de Bananeiras e Sol√Ęnea, na regi√£o do Brejo da Para√≠ba, ter√£o o abastecimento de √°gua suspenso ainda esta semana e só receber√£o √°gua através de carros-pipa. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Para√≠ba (Cagepa), a barragem de Canaf√≠stula, reservatório que abastece as duas cidades, secou e n√£o h√° mais possibilidade de captar √°gua para distribui√ß√£o. O órg√£o distribuiu um comunicado nesta segunda-feira (6).

Segundo a Cagepa, a interrupção no abastecimento atingirá aproximadamente de 70 mil unidades consumidoras nestas duas cidades.

"O manancial Canaf√≠stula 2, devido à crise h√≠drica, chegou a um n√≠vel que a Cagepa n√£o consegue mais abastecer as duas cidades. O reservatório est√° numa situa√ß√£o muito cr√≠tica e por isso, vamos ficar apenas abastecendo através de carros-pipa. A Cagepa j√° pleiteou junto às prefeituras, a instala√ß√£o de caixas d'√°gua, que v√£o servir como chafariz e estamos em processo de contrata√ß√£o para perfurar quatro po√ßos em Sol√Ęnea e outros quatro em Bananeiras", o diretor de Opera√ß√£o e Manuten√ß√£o da Cagepa, Thiago Pessoa.

Thiago descarta que este colapso no abastecimento tenha sido por causa do crescimento populacional destas cidades. Ele garantiu que a Cagepa tem acompanhado este cen√°rio com um projeto de amplia√ß√£o e nos munic√≠pios mais atingidos pelas falhas no abastecimento de √°gua, a cobran√ßa nas contas foi suspensa e o fornecimento de √°gua para as caixas d'√°gua também n√£o est√° sendo cobrado.

Bananeiras é um dos principais destinos tur√≠sticos da Para√≠ba. Cidade serrana, o local hoje possui v√°rios condom√≠nios de alto padr√£o. A curto prazo, segundo Thiago, a solu√ß√£o para a regi√£o que est√° sendo buscada pela Cagepa é a constru√ß√£o de uma adutora para receber a √°gua do Rio S√£o Francisco, via Campina Grande.

"Bananeiras e Sol√Ęnea v√£o ser contempladas agora com o projeto da adutora de Campina Grande, que j√° est√° em fase de contrata√ß√£o para a obra. Ela vai abastecer todo o Brejo", falou Thiago.

Na regi√£o do Brejo, lideran√ßas pol√≠ticas e representantes da sociedade civil organizada, tem lembrado que um dos motivadores dessa escasses de √°gua na regi√£o é o fato do governador Jo√£o Azev√™do (Cidadania) ter falahado na implementa√ß√£o do Programa Estadual de Seguran√ßa H√≠drica, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, Recursos H√≠dricos e Meio Ambiente e Ci√™ncia do Estado.


Comunicar erro
Vacina - Governo Federal

Coment√°rios