Novo presidente da Associação Paraibana de Imprensa estuda criar agência de fact-checking

Por Redação - Além do Fato em 27/07/2021 às 02:38:57

O novo presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) pela chapa única API Unida e Renovada, o jornalista Marcos Weric destacou, em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, que pretende criar uma agência de checagem para fomentar o combate às fake news. Conforme ele, será feita uma busca por parceiros para garantir a implantação da ferramenta que deve ser disponibilizada no site da API.

Fact-checking como combate às Fake News

Você já leu ou ouviu uma notícia muito estranha por aí e quis verificar a veracidade? Ou quer provar para aquele parente ou colega que a notícia é Fake News? Pois existem agências dedicadas ao fact-checking, ou seja, checar se os fatos são verdadeiros ou não.

Essas agências de fact-checking fazem isso a partir de um confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros, elas verificam falas correntes e informações em circulação na internet ou em redes sociais.

O serviço de fact-checking geralmente é mantido por grupos de jornalistas ou grandes meios de comunicação, com objetivo de aprimorar o discurso público e a democracia, tornando políticos e personalidades públicas mais responsáveis por suas declarações, além de combater a disseminação e esclarecer o público acerca de notícias falsas.

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade, e se não tiver tanta certeza, sempre verificar a veracidade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.

Comunicar erro

Comentários