Governo Federal envia mais de 121 mil doses de vacinas covid-19 para Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 03/05/2021 às 20:52:14

A Paraíba recebeu nesta segunda-feira (3) 121.440 doses de vacinas contra a Covid-19. No total, são 113.250 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 8.190 doses da vacina da Pfizer, segundo o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. As vacinas foram recebidas no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, por volta das 15h40. Esta é a primeira remessa do imunizante da Pfizer a chegar no estado.

As doses devem ser distribuídas para as cidades às 7h desta terça-feira (4), conforme a Secretaria de Saúde do Estado.

O Ministério da Saúde recomendou que a vacina seja destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.

A vacina da Pfizer é administrada em duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses). Ainda conforme o MS, a eficácia da vacina é de mais de 80% após dose única.

As doses precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Conforme o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, tanto as doses da Pfizer quanto as da Astrazeneca vão ser destinadas a profissionais de saúde, quilombolas, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos.

Segundo ele, equipes de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita já foram treinadas para iniciar a vacinação com as doses da Pfizer.

Comunicar erro

Comentários